Você já ouviu este ditado gaúcho? “Cavalo encilhado não passa duas vezes”! Ele se refere aos receios que temos de nos apropriarmos das oportunidades que a vida nos oferece. Normalmente a frase que segue o ditado é: Então se ele passar trate logo de montar e seguir seu caminho.
Fiquei pensando nisso ontem, quando um paciente me trouxe a sua questão e o ditado. Ele falava em não desperdiçar uma chance que surgiu, mesmo tendo medo do novo que vinha com ela.
Mais tarde eu refletia sobre isso. Sobre as grandes e pequenas oportunidades que nos são oferecidas em nossas vidas e o quanto precisamos ter clareza do que realmente desejamos e das nossas condições e potencialidades para chegar ao que queremos.
As vezes o desejo até está mais claro, o difícil é tornar possível, o que acontece aí? Acontece que algo nos impede de montarmos no cavalo e seguirmos o que desejamos e este algo é o que precisamos olhar, ou melhor perceber, sentir, ressignificar...
Quais as formas de impedimento que aparecem aqui? É o que vou me perguntando quando estou acompanhando uma pessoa e esta é uma resposta e tanto no processo psicoterápico. Em Gestalt-terapia nós estamos falando dos lugares onde nos interrompemos no nosso fluxo de abertura e fechamento de satisfações.
Vamos entender o que é isso, de um jeito não tão técnico? Pense aí: você nota um cheirinho de café, se gosta de café ele lhe desperta uma vontade, daí em diante inicia-se um rápido ciclo até que você se permita pegar o seu café e se deliciar. É neste ciclo, que acontece em várias fases que nós gestalt terapeutas podemos trabalhar para lhe ajudar a não se interromper mais. A não se impedir de se satisfazer e se deliciar com o rico sabor do seu café.
Cada um de nós tem seus motivos para se interromper, é preciso ter respeito por eles, mas com muito cuidado e respeito podemos olharmos corajosamente para os motivos, para o que os alimenta e mantem, a fim de nos atualizarmos e quem sabe podermos darmos novos passos. Passos que contribuam para que possamos montar nos pequenos e grandes cavalos do nosso dia a dia.
Fica o convite! Pense nisso!
Comments