É cada vez maior o número de pessoas que têm dificuldades de ficarem sós. Isso talvez se amplie por conta do aumento do uso das redes sociais, as redes parecem sempre nos deixar acompanhados e acabam fisgando bastante a nossa atenção para o que está acontecendo de interessante por aí... Algo bem bom de nos darmos conta, não acha?
Mas para uma mais profunda compreensão do que acontece quanto a dificuldade de ficarmos sós, me parece necessário olharmos além do fator redes sociais. É bem mais que isso. Existem muitos e fortes motivos para que as pessoas precisem estar constantemente acompanhadas e evitem estar sozinhas. No consultório temos a oportunidade de aprofundarmos bem isso, aqui vou trazendo o que for possível. Veja se pode lhe ajudar.
Observo também que algumas pessoas até gostam de seus momentos de solitude, mas parecem ter receio do julgamento de outras sobre isso. Que coisa, onde fomos parar?
Será que ficar só pode ser visto como um problema? Sim, receio que pode. Que pena! Pois o equilíbrio entre estar acompanhado e ficar sozinho, e de bem com isso, é muito importante para a vida saudável de uma pessoa.
Você já deve ter ouvido falar que precisamos aprendermos a estarmos sós. Isso é uma grande verdade. Também é uma grande verdade que sentir solidão é bem ruim. Solidão é uma sensação que pode vir acompanhada de muito desconforto e até levar a grandes problemas emocionais, se for constante e intensa.
Por isso uma pessoa que sente solidão deve procurar resolver isto. Entender e tratar o que lhe faz se sentir assim quando está sozinha. Os motivos podem ser muitos e diversos, muito pessoais. Da história relacional de cada um e também do seu aprendizado quanto a estar só. Nos dias de hoje, somado ao que falávamos sobre o efeito das redes sociais.
Bem, nas próximas semanas estarei explorando este tema por aqui. Estarei ajudando vocês a refletirem sobre a importância de aprendermos a estamos sós e nos libertamos de uma série de dependências; a diferenciar estados de solitude e solidão; a questão de nos voltarmos as nós mesmos, a pessoa mais íntima que deveríamos ter. Vou fazer alguns convites no Gestalt na Vida para que você se sinta tentado a experimentar a estar só .... Seria tão importante tentar!
Me acompanhe no Instagran aqui do site ou lá mesmo e deixe as suas perguntas! Eu sempre gosto do diálogo com todos, enriquece as reflexões.
Grande abraço!
Comments